"A simplicidade é o último degrau da sabedoria." Gibran



quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Jaguarão - ontem e hoje.

Este é o clube Jaguarense e fica na avenida 27 de Janeiro, a principal da cidade.
Lembro que, descendo aquela esquina, num casebre à direita, ficava o pequeno sebo do Seu Bertoldo, onde minha mãe trocava livros e revistas a míseros centavos.




Este é o Clube Caixeiral, clube que embalou meus carnavais. Era para o pessoal mais classe-média-baixa. Reparem que a porta migrou de uma rua para outra. (Sou do tempo da porta nova, tá? Só para constar....rssss.)
Clube Harmonia. Clube "dos ricos". Até hoje leva essa alcunha.
Igreja Imaculada Conceição.
Aqui meus pais se casaram e onde eu fui batizada pelo Padre Luís. Lindo, maravilhoso e querido. Tinha um voz igualmente linda. Dizem que ele vive em Pelotas, com uma "irmã" e seus "sobrinhos" eheheh.

Aqui uma pequena rua que fica na lateral do Largo das Bandeiras. E a mesma rua, hoje. Pouca coisa mudou e tudo ainda é muito bem preservado.
Este é o forum da cidade. Hoje abriga um Centro Cultural, mas no meu tempo ainda era o forum. Os fundos dele davam para a lateral do meu colégio ( Colégio Carlos Alberto Ribas) e , para matar aula, a gente tinha que pular um muro de dois metros de altura e passar pelo porão ( sempre limpinho) rezando para que a porta que nos levaria à rua, estivesse aberta, caso contrário, os funcionários do fórum nos levavam de volta à escola. Eu só fiz isso duas vezes - dei sorte nas duas....rsss.
Aqui a velha estação. A única coisa que não foi preservada, infelizmente.
Antigo Colégio das Freiras. Minha mãe estudou aqui, onde fez o "normal".
Hoje o prédio abriga uma faculdade particular. Está jogado, uma pena.
Aqui a Ponte Mauá, que separa Brasil e Uruguai. Meu avô era aduaneiro, muito trabalhou nessas torres, cuidando das importações e exportações.

Nosso cartão-postal.

Esse foi um pouquinho da minha Jaguarão - Cidade Heróica, com prédios históricos e que abriga muitas histórias - inclusive as minhas.

9 comentários:

Márcia disse...

E que coisa linda vc pode mostrar isto e ter tantas recordações para alegrar sua mente né ?!
Tem selinhos tá ?!
Beijim

.. disse...

Qué lindo Talma!! Me gusta el color que le han dado a los edificios en la actualidad, son edificaciones antiguas pero bien a la moda!!
Precioso todo! Un beso grande♥

Margaretss disse...

amo isso do ontem e hoje...que legal isso neh? quanta historia que a passagem do tempo nao apaga...
e que bonito esse amor que voce tem...
as fotos, sem comentarios...lindas...tanto do ontem como do hoje.
beijocas

Uma mãe em apuros! disse...

Talma,
Tem um MEME pra vc lá no meu blog.
Bjus

Atelier do Crochê disse...

Oi Talma!
Obrigada pela visita! Ah... e pelo voto...rsrsrs

Eu moro perto de Porto Alegre, q segundo meu marido, fica uns 400 km de Jaguarão. Passamos por lá durante uma viagem de carro q fizemos p o Uruguai. Fizemos 2 paradas (mais demoradas...), uma em São Lourenço do Sul (q tb tem pontos turísticos lindos) e a outra em Jaguarão (q não estava planejada, mas furou um pneu em Arroio Grande e então tivemos q parar p consertá-lo). Enfim, foi uma passagem rápida, mas q deu p conhecer o museu,q fica próximo a prefeitura se ñ me engano, e é muito lindo. Uma dúvida: a ponte Mauá (q vc fala) é a mesma Ponte Internacional da Amizade q atravessamos p Rio Branco? Ouvimos falar tb na praia do Remanso, mas seguimos viagem....
E vc, como foi parar tão longe?
Bjos

Amábile disse...

lindas fotos , vou por na lista de lugares que gostaria de conhecer , tenho sentido falta de vc lá no blog
bj

Unknown disse...

Olá Talma, te achei!!!
Muito legal você divulgar a história de sua cidade pra pessoas que nem imaginam o que existe nesse país.
Adorei a sua visita hoje aqui na Vila, espero que você volte mais vezes.
Um beijo,
Cris.

Anônimo disse...

Adorei estas fotos antes e depois. Belas recordações guria!
Bjins

Gisele Caldas Emigdio Evaristo disse...

ë muito bom saber que tem gente como a tu Talma que ama, valoriza e divulga a cidade que nasceu ou residiu, gostari te mandar uma foto pra ti mas nao achei teu e-mail no teu blog. Feliz 2009.10,11 ... e continua psotando porque vou usar teu blog até na sala de informática com meus alunos. abraços

 
Related Posts with Thumbnails