"A simplicidade é o último degrau da sabedoria." Gibran



domingo, 6 de junho de 2010

Banho de balde por um dia

Oi meninas!!
Olha só, tô voltando por uma nobre causa: uma promoção muito bacana que a Ana está fazendo no bloguito dela ( com esta postagem) , chamando o povão para tomar consciência do uso da água, (particularmente no banho que é onde gastamos mais, não é?), sugerindo que tomemos um banho de balde por apenas um dia.
Eu falei prá ela que aqui em casa,  isso é prática diária MESMO.
No meu banheiro já tem um bacião que encho de água e é só com essa água que a Mariana toma seu banho, sempre que chega da escola. Além de economizarmos água, fica mais prático para que eu possa banhá-la.
(Aqui, quando ela ainda cabia no balde...rsss.)



( Aqui, são fotos mais atuais )


Eu tomo dois banhos por dia (um ao acordar e outro ao deitar) e o segundo banho também é de bacia, porque nesse segundo, eu não lavo o cabelo.
Outra coisa que também faço é lavar a roupa de forma consciente: eu não lavo roupas na máquina porque sei que gasta água demais! Então eu faço assim: encho uma série de baldes pela metade e alinho-os lado-a-lado. Coloco uma leva de roupas ( da mesma cor) no primero balde, com sabão em pó. As roupas vão passando por todos os baldes ( até sair todo o sabão) até chegar ao último, com amaciante.

A água que fica nos baldes, eu uso para lavar o quintal - sempre!
Não tenho estimativas do quanto eu economizo de água no total, mas acho que é uma economia considerável.

Vamos fazer as contas do banho?
Um banho de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água.
Mariana toma banho com 12 litros de água. Uma economia de 123 litros.
Eu tomo um banho ( o segundo do dia) também com 12 litros de água. Uma economia de 123 litros.
Total economizado ( fora a água da roupa da lavanderia, heim!): 246 litros por dia e 89790 por ano!
Oitenta e nove (89) piscinas de mil litros, mais ou menos, de economia!




Só tem uma coisa que eu me recuso a fazer para economizar água: xixi no banho! Eca!
* Mas isso o Lucas faz no banheiro dele, por toda a família. Afff!!

Em tempo (e como sempre tem uma "entidade" amarga por aí, prá criticar):
Eu não tenho a ilusão de estar "salvando o planeta" com isso, não. Sei que existem indústrias, como as que trabalham com porcelanato ou celulose, por exemplo, que causam um estrago absurdo ao meio-ambiente. Sei também que nossas leis de proteção ambiental são muito pouco respeitadas e que um balde de água economizado por mim, é "pingo", perto do resto todo do universo.
Mas eu tenho ( além da questão ambiental, claro) duas razões prá fazer isso:
1. Eu tenho dois seres humanos nas minhas mãos, que precisam ser educados, nesse sentido.
2. É mais prático para o meu dia-a-dia. Simples assim.

12 comentários:

inspirações da Jô disse...

Olá querida!!!!!Que bom que voltou novamente e com imagens tão gostosas de ver que é alegria de criança!!!!!
Também penso como vc, tem gente que critica, mas pelo menos eu sei e tenho plena consciência que o meu pouco eu faço e até por uma educação mesmo, acho horrível por exemplo quem joga papel ou outras coisas na rua, alguém chegou pra mim um dia e falou: grande coisa, até parece que vai adiantar, vc não vai mudar nada, um papel a mais ou a menos não faz diferença!!!!!
Que mente não?
O que eu faço é ínfimo, é verdade, mas eu faço!!!
E vou tentar me educar para tentar mudar outras coisas também, tudo é uma questão de hábito e rotina que acabam se incorporando a sua vida!!!!
Beijão e um ótimo domingo!!!!

Míriam Corrêa disse...

parabéns pelo uso consciente da agua!!! lindas as fotos de sua filhota!!! beijossssssssss

Saron... disse...

Oi talma, adorei o post .Consciencia social e ambiental é tudo .Gostei do que vc disse no final, ensina aos filhos o caminho certo até pq serão deles esse mundo.É uma pena que grandes industrias não tenham essa consciencia.Bjos .

Ypsilon Yvone disse...

Amiga estava com muita saudades do seu cantinho e de vc. viu?!
Quando meus filhos eram pequenos tomavam banho como a Mari em baldes e bacias. Náo fazia isso por consciencia ecologica náo, era natural e me parecia mais pratico.
E tambem era certo que a água dos banhos lavavam o banheiro e os azulejos... Quando era criança lembro que a mamae usava a água da máquina de lavar para lavar o quintal - Acho super bacana vc. dar esse exemplo para os seus filhos, são pequenos gestos que maracarão suas vidas para sempre.
Bom saber de vc.!
bjs saudosos!

Especialmente Gaspas disse...

Excelentes dicas. Principalmente a de lavar a roupa.

Ana B disse...

Oi, super Talma, minha ídala. Fez, mostrou e falou tudo: não vamos mudar o mundo com tanta gente desgraçando a situação. Mas eu procuro ensinar meus filhos que a batata vai assar e que temos que estar conscientes e preparados para viver com o mínimo. Eles não reajem 100% bem, mas ficam as lições. Obrigada por aderir todo dia. beijão

Déia disse...

Parabéns Talma pela conciencia ecologica e pelo sorriso da Mariana.Sabe um de tantos estres com a empregada era pq ela esbanjava água e pior que a criatura não acreditava que a água vai acabar...

Ana Hampe disse...

Oi, Talma! Adorei as fotos da "figurinha" na bacia... Saudades de banho de bacia...
Não tomo banho de bacia e não tbm não curto a idéia de fazer "xixi" no chuveiro. Mas, minha filhota de 5 anos está o tempo todo nos "corrigindo" quanto ao desperdício de água. Quando o pai deixa a torneira aberta ao fazer a barba, ela diz"está gastando a água do planeta"... rsss. O mais velho(adolescente) acha graça quando reciclo resíduos, uso água da máquina para lavar o quintal,etc. Acha que isto "definitivamennte" não vai salvar o planeta. Ah, é claro que não... Mas, pelo menos nossa consciência doerá menos no futuro, não é mesmo? São vários "pouquinhos" que fazem um "montão"!
Beijos

Cristiane Chiosini disse...

Oi, Talma.
Quando leio depoimentos assim, como o seu, morro de vergonha de minhas atitudes, sabia ?
Não que eu seja totalmente inconsciente com as questões ecológicas, não é isso, mas é que sei que faço pouco perto do que poderia.
É certo que ter uma faxineira em casa enquanto trabalho faz com que eu não possa controlar o quanto de água (energia, sabão em pó, comida, etc, etc, etc) é desperdiçado em casa, mas quando sou eu a responsável (na hora do banho, por exemplo), não costumo pensar nessas coisas, eu confesso.
E vc mostra que fazer sua parte não pesa quase nada, e quando o bem (por mais que seja um 'pingo' de água no oceano) é coletivo, já se torna uma ótima razão para que a gente se esforce mais.
Parabéns !
Beijos.

Blog de Artesanato da Vila do Artesão disse...

Talma, a cada post uma surpresa. Voce não existe mesmo, e merece um prêmio pelo exemplo. Caramba, tô de boca aberta até agora. Sou sua fã incondicional.
Beijos e saudades de você.
Cris Turek

Andressa disse...

Eu aconomizo em bastante coisa aqui em casa: lavar o quintal ou a cozinha com a água do tanque, ao tomar banho deixo um balde embaixo do chuveiro e depois uso essa água para dar descarga, são essas pequenas coisas que, se todos fizessem, fariam a diferença. Só não abro mão do meu banho quente de chuveiro (VERGONHA!) banho de balde só pra participar da campanha mesmo, e olhe lá!!!

Beijos!!!

www.entrefotosebeijos.blogspot.com

Andrea Guim disse...

Oi, Talma!!

Ser criança é bom demais, né?! Deu saudade de tomar banho de balde, de tanque, de piscina Tony...

Beijins!!!

 
Related Posts with Thumbnails