"A simplicidade é o último degrau da sabedoria." Gibran



sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Dicas para organizar uma mudança

-Descarte o que não é mais utilizado por você ou familiares.
- Comece a empacotar pequenos objetos com antecedência.
- Procure empacotar um cômodo de cada vez.
- Retire e lave as cortinas, com antecedência. Certifique-se de guardar junto delas, as ponteiras e acessórios necessários.
- Identifique o conteúdo das caixas, não se esquecendo de colocar o nome do cômodo ao qual ela pertence.
- Agrupe objetos co-irmãos, como: quadros da sala, objetos da estante, tapetes da casa e/ou dos quartos, relógios de parede (eu tenho 4!). Parece até absurdo falar isso, mas os empacotadores não estarão preocupados com isso. O objetivo deles é apenas empacotar o que estiver pela sua frente. Esse cuidado facilitará a sua vida, na hora de colocar as coisas em ordem novamente. Não se iluda pensando que eles separarão porta-retratos de almofadas. Caso você queira separar determinados objetos, faça você.
- Não permita que eles (os empacotadores) utilizem toalhas ou roupas de outro cômodo, para completar uma caixa que não ficou completa. Sugira que eles a completem com papel ou que rasguem as laterais da caixa, rebaixando-a.
- Lembre-se de que as mãos deles estarão sujas de tanto manusear caixas, papéis e coisas (faz parte), portanto, cuide você de suas roupas e materiais que exijam limpeza na mão para ser manuseado.
- Cuidado especial ao empacotar vidros, louças e cristais: não basta apenas enrolar bem suas taças, há que se preparar uma “cama” na caixa, contendo folhas de papel amassados, para que absorva possíveis impactos. Falo isso, porque nem todas as empresas de mudança possuem os engradados específicos para esse fim.
- Tenha à mão sacos de lixo azuis de diversos tamanhos, eles são úteis para guardar roupas.
- Caso você tenha uma empregada ou faxineira, comunique-a da data da mudança e da necessidade (ou não) da sua presença nesse momento.
- Esvazie e limpe a geladeira dois dias antes da empresa de mudanças chegar (para que seque bem) e, no embarque, coloque um pequeno calço na porta evitando que ela se feche completamente. Isso evita que sua geladeira mofe ou fique com mau cheiro.
- Caso você tenha um animal de estimação, consulte o veterinário com um mês de antecedência para se certificar de quais cuidados você terá que ter para viajar ou mandar seu bichinho de avião, se for o caso. No dia da mudança, procure mandá-lo para um local calmo para evitar nervosismo.
- Um dia ou dois antes de sair a mudança, entre em contato com a empresa de luz e água, para que alguém vá até a sua casa para anotar seu consumo até aquele dia, para que você vá na empresa e pague apenas o proporcional daquele mês. Peça, por escrito, o encerramento de seus débitos.
- Ao embalar sua TV, empacote junto dela seu controle e fios. Porque se você tem 4 televisores e tentar agupar todos os controles, ao desempacotar sua mudança, nem sempre você achará seu pacotinho com os controles, mesmo que você tenha tido o cuidado de agrupá-los.
- Na dúvida, fotografe a estante de brinquedos dos pequenos, a disposição dos quadros e coisas que você gostaria de manter arrumado da mesma forma, na nova casa.
- Procure manter as coisas nos mesmos lugares, na nova casa. Por exemplo: se você guarda as velas para emergência na estante da área de serviço, mantenha as velas nesse mesmo armário até que você se habitue com a nova casa.
- Não esqueça de transferir as contas e correspondências, para o novo endereço. Vá aos correios e informe-os dessa troca. Procure entregar esse comunicado por escrito e pegar a assinatura do funcionário que o recebeu.
- Se sua mudança for no final do ano, marque a caixa com os presentes para não ter trabalho dobrado. Como eu sempre compro os presentes com bastante antecedência, esse cuidado é essencial.
- Lembre-se de que o funcionário da mudança é SEU funcionário, pago por VOCÊ, mexendo nas SUAS coisas. Não se acanhe em pedir que ele tome cuidado com determinadas coisas. Mas peça com delicadeza, seus cristais agradecerão.


Caso a mudança seja na mesma cidade:


- Separe um organizador com material de limpeza para a nova casa, bem como louça de emergência.
- Separe outro organizador para material de higiene pessoal, papel higiênico e remédios.
- Separe outro com toalhas, lençóis, travesseiros, roupas e brinquedos para os pequenos.
- Reserve um isopor com gelo para guardar perecíveis para lanches, até que sua geladeira volte a funcionar.
- Tenha frutas, biscoitos e refrigerantes, à mão.
- Leve uma pequena caixa contendo martelo, pregos, furadeira, buchas e parafusos.
-Meça seus móveis mais importantes e leve essas medidas até a nova casa e se certifique com antecedência, de que sua estante caberá “naquela” parede.
- Como no dia anterior à mudança e nos subseqüentes será difícil cozinhar, separe alguns potes ou mesmo um conjunto de marmitas e verifique com antecedência, um local para pegar comida.
- Leve na sua bolsa o celular e carregador, máquina fotográfica, baterias e cabo.
* Este post foi escrito à quatro mãos e as outras duas que ajudaram ( e muito) foram as da minha querida amiga Yvone, do blog Casas Possíveis.
** E para quem "curiosou" sobre os baús, depois eu conto....rssss.

3 comentários:

Márcia disse...

Expert em mudanças agora tb né mocinha ??? rsrs
Tudo de muito bom no novo ninho aí na terra da minha família !!
beijim

Janice disse...

Excelentes dicas, Talma.
Tenha um final de semana delicioso na sua casa nova!!!
Beijo :)

Margaret disse...

Ja vi que pelo jeito a empresa de mudanças vai sair...kkkkkk
nao esqueca que a logistica vai ficar comigo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ahhh....o curiosou continuou.....
buáááááááá´
mas vou ficar aguardando.

 
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