"A simplicidade é o último degrau da sabedoria." Gibran



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Natal (cor-de-rosa) daqui de casa.

"Como surgiu a tradição de enfeitar o pinheiro de Natal?


 Martinho Lutero começou o costume de enfeitar a Árvore de Natal, na Alemanha do século XVI.
Em 1513, esse destacado líder cristão, levou um pequeno abeto para dentro de casa e começou a enfeitá-lo com velas acesas. Então a bela decoração tornou-se popular na Alemanha.
O príncipe Alberto, marido da rainha Vitória, levou esta tradição para a Inglaterra e os alemães e os ingleses levaram-na para a América.
Hoje o mundo inteiro aderiu ao costume que para os católicos passou a simbolizar um ato de ação de graças pelos frutos colhidos no ano, bem como o próprio Cristo, uma vez que as folhas do pinheiro em qualquer tempo estão verdes e viçosas.
O fato de uma tradição protestante ter chegado até mesmo a templos católicos é um lindo exemplo de ecumenismo e adesão ao mais puro espírito do Natal. "
Fonte.


 Há controvérsias sobre a "data certa" para montar a árvore.Na Europa é no dia 25 de novembro e, no Brasil, varia entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro.
Particularmente, penso que a "data certa" deveria ser quando seu coração e sua vontade pedissem que ela seja montada. Porque isso significa que vc está disposto, a partir daquele momento,  a permitir que o "espírito natalino" entre dentro da sua casa e dentro de você. Afinal, como diz a Mariana, é aniversário de 'Zesuis'!
Nesta casa, foi-se o tempo em que dava para montar a árvore no dia 6 de dezembro ( em compensação, no dia 26 eu já estou me coçando para desmontá-la...rsss). Pois é gente, com duas crianças em casa ( mais marido, então são três) não tinha como fugir do apelo da data.
Então...ainda dentro daquele surto cor-de-rosa, aqui está a minha (linda, fofa, amada e carinhosamente montada) árvore de Natal.











Mas todos os anos, seja minha árvore grande, pequena, vermelha, amarela ou roxa, nunca faltará este enfeite ( esse pequeno duende esquiador, branco e dourado).



Por quê? Porque foi um presente de alguém muito especial.
...

15 comentários:

Ypsilon Yvone disse...

Talma
Você acha que não vinha correndo aqui ver Natal (cor-de-rosa)...Acho que vc. esta me provocando viu!!!!!!
Ficou linda a árvore e não poderia ser mais especial mesmo.
Este ano não vou passar o Natal na minha casa, quero dizer no meu apertamento novo. Vou para ITU (onde mora marido e uma prima que vai reunir a familia toda)
Minha filhota tb. esta indo embora amanha para EUA a principio por 6 meses e não vai passara Natal conosco...
Ai como eu tenhop saudades de quando eram pequenos e podia me deliciar com os preparativos (eles cobravam a árvore, a ceia e os presentes é claro).
Curta muiiiiito.adorei sua árvore e os enfeites (para lá de especiais heim!).]
bjus nos corações

Unknown disse...

Oi Talma, linda sua árvore! Mais lindo ainda este pequeno duende esquiador, pois lhe faz bem ao coração... beijos

Juliana Cintra disse...

Que lindo Talma, adorei lindo, lindo...Sua princesa deve ta adorando!
Amei tudo e a guirlanda então?
Bjs

Rita de Cassia disse...

Amo Natal. Amo tudo de Natal. Pode parecer meio besta mais me sinto diferente nas proximidades do Natal. Tua árvore tá lindona. Gostei! Pronta então para comemorar o aniversário de Zesuis?
Ainda não "armei" meu Natal, por onde moro a poeira tem tomado conta entrando sem licença. Mas eu supero!!!!!
bj bj bj

Saron... disse...

Muito linda sua arvore Talma...
E as informações de como surgiu a tradição de montar a arvore é otima.Eu mesmo na sabia que isso começou com Martinho Lutero...
Bjos

Janice disse...

Logo que li o título, vim correndo ver seu post!
Amei a árvore e a explicação.
Beijo:)

Viviany disse...

Talma queriida , amei seu natal cor de rosa !!! Que linda a arvore e a guirlanda então , hum ... ARRASOU !!! Parabéns amore !!!
Bjo*

Tenho um oceano no olhar, o resto... disse...

Oiê
Adorei a originalidade com o uso das cores!
Vim aqui te dizer que achei as mini gaiolinhas! Achei-as no Ceasa de Sorocaba, que fica a 100km de Sampa. Eu tenho casa lá e fui nesse feriado passear. Andando despropositalmente no Ceasa, dei de cara com o modelo que eu queria!!
Já negociei com o dono da loja e agora é só encomendar!
Depois, postarei o resultado final.

Beijão!!

Val disse...

Que lindo !
A minha tb é bem rosa, e vermelho...c/ varias barbies e bonequinhas espalhadas por ela...rs com cç é assim, não precisamos ter data pre estabelecida, temos que montar por livre e espontanea pressão delas rs
bjos
Val

BlogPortobello disse...

Oi Talma. Linda mesmo sua árvore! A decoração Rosa ficou linda! Adoramos também conhecer a história dessa tradição! Olha, hoje tem uma matéria em nosso blog sobre tapetes feitos de papelão pela designer Wendy Plomp que você vai adorar! Beijo!

Fabiani Pascoli disse...

Oi querida, obrigada pelas dicas que vc me deu. A sua árvore esta linda, dá de 10 a 0 na minha. Mas vou copiar sua idéia - se vc não se importar é claro rsrss, e ver se acho umas uns laços para colocar, eu amo laços. O problema é que eu moro em uma cidade pequena, aqui tem muito pouca opção. Mas vou para Sorocaba que fica aqui perto pra dar uma procurada.
Bjos!!!!!!!

Mara Porto disse...

Ficou muito linda sua árvore rosa, era uma das minhas opções aqui também, mas ainda estou decidindo.

Juju disse...

Super de menina, lidíssima!
Beijos

inspirações da Jô disse...

Sua árvore ficou radiante!!!!!!Cada detalhe, cada enfeite, tudo cuidadosamente feito com muito capricho!!!!!Admirável!!!!!!!!!
Beijos!!!!!!!!

Andrea Guim disse...

Que lindo que ficou Talma! Ficou suave e alegre!!!
Beijins!

 
Related Posts with Thumbnails