"A simplicidade é o último degrau da sabedoria." Gibran



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Montando um altar em casa

Ano passado, na Comunidade CASA & JARDIM, a Yvone ( Casas Possíveis) colocou um tópico muito interessante, sobre altares ( cantinho para meditação) em casa.
Aqui tem algumas dicas para quem quiser montar o seu.
Aqui também.
Dicas para meditação aqui. (Lembrando que meditação não tem nada a ver com religião.)
Aqui, vários tipos de meditações, para objetivos diferentes.
Abaixo, algumas imagens sobre o tema.


Essas duas fotos de cima, são do meu altar. Ele fica no nicho central da minha estante, onde deveria ser um bar.
Há dua velas ( de sete dias, viu Rita? rss) dentro de um vidro. Para que as velas não caíssem, coloquei sal grosso, mas poderia ser areia. Mas dizem que sal grosso absorve as más energias, então...deixa o sal.
Não acendo as velas, seu objetivo é bem prático: ter luz em caso de falta de energia. E dizem que representa o fogo, um dos elementos que é bom ter no altar.
As duas pedras (rosa e azul) que são o masculino e feminino ( nada a ver com feng shui) e representam os meus filhos.
A pequena coruja representa sabedoria. Foi presente de uma amiga.
Tem também duas pequenas imagens de santos: São Francisco, que compei porque sou apaixonada por ele e Nossa Senhora de Fátima, porque estava dentro da minha caixinha de correio, bem no dia em que eu chegava em casa com a minha filha, depois de ter alta do hospital.
Aquela caixinha rosa, em forma de pequeno baú, contém cartinhas que vc tira e lê mensagens positivas.
A caixinha branca contém o rosário da minha primeira comunhão.
A caixinha de madeira da direita, contém uma faixa de couro que ficava no chapéu do senhor que adotei como pai, seu Júlio Montanha.
O leque atrás da máscara de Buda representa o oriente. É tailandês, de bambu e a seda foi pintada à mão.
A máscara de Buda está ali, porque gosto muito de muitos preceitos budistas.
Mas a peça mais importante não está ali, está representada por aquela pequena dezena ( rosário pequeno, com dez contas) de prata. Porque no dia em que sofri um grave acidente, ganhei de uma moça, uma dezena. Em momentos de puro desalento, colocava a mão no bolso e tocava a dezena. Era meio como se Deus me dissesse " estou aqui". A dezena que ela me deu, até hoje está no mesmo bolso, do mesmo casaco.
Mas meu altar ainda não está completo, porque como boa brasileira que sou, sinto que falta ali uma imagem de Iansã e outra de Iemanjá, além da foto do Dalai Lama.
Dentro desse espaço, deveriam estar também, meus CD´s de meditação e mantras, mas alguns estão no carro e outros ainda não achei na mudança...rsss.
Embora na minha religião não existam altares ou imagens ( eu sou espírita) , acho esse conceito interessante, porque me liga com o Cosmo e porque ele simplesmente me faz um bem enorme.
Oficina do Oratório


flickr Angela Campos




flickr LidiaLuz





flickr Yvone-Santinha


Desire to Inspire
* este post não tem por objetivo incentivar nada ou criar algum tipo de discódia entre crenças e religiões. Cada um faz para si aquilo que o faça se sentir bem.
**Lembrando ainda, que somos mais espírito do que matéria, embora estejamos muito longe da perfeição.
Bom dia!!

9 comentários:

HAZEL disse...

Adorei conhecer o teu altar.
Também quero e preciso de fazer um. Não sei o que me impede.
Obrigada pelas dicas.

Rita de Cassia disse...

Quando mudei pra essa casa, fiz um altar baseado no feng shui, velas azuis, incensos, um mago, um bruxinha... ... depois que rebocaram a parede (Onde ficava a prancha com o altar), não fiz mais outro, mas sabe mesmo o que sinto IMENSA falta? De uma tela da Santa Ceia. Acho lindíssima! Uma amiga tem uma pintada por algum ilustre desconhecido bem no estilo nordeste, coloridíssima! LINDA!
Minha irmã tem um na parede da sala, Tia Valda fala horrores, ela é católica e minha irmã misturada.
Gostei do seu (se minha tia ver....), esse Buda tá lindo, aliás todo o conjunto bem representativo. E as velas? as minhas ainda não acendí, continuam lá velando ... apagadas a Madona.
bj

Janice disse...

Oi Talma,
também sou espírita e nada nos impede de ter um altar apesar, da nossa crença não possuir nenhum tipo de ritual.
Adorei seu altar e saber seus significados...lindos.
Beijo amiga:)

Sandra... disse...

Qué importante que es tener un altar en el hogar Talma.
Es un lugar en donde podemos encontrar paz y quietud cuando lo necesitamos.
Yo formé hace muy poco mi altar personal, gracias al regalo que me hizo Lidia Luz del oratiorio con la imagen de San Miguel Arcángel (soy devota de este ángel).
Me encantó tu post.. un beso grande♥

Eliene Vila Nova disse...

Oi Talma, menina sou louca por um oratório, mas não quero um qualquer, desejo um que minha tia tem desde os dez anos de idade e hoje ela está com 65,rsrs...tenho certeza que um dia ela acaba cedendo os meus apelos,rsrs...
adorei o post, beijos

Fatima disse...

Oi Talma,
muito lindo como sempre!
Eu tb sempre tenho em casa um cantinho para a oração.
Beijos!

Tânia Silvia disse...

oi Talma..
muita energia positiva ..muita luz azul e branca..e muito amor transbordando no seu cantinho de paz...um dia um senhor me falou que quando acendemos uma vela a primeira pessoa a ser iluminada somos nós...
que vc tenha paciência com seu mentor e ele mais ainda com vc...rsrsrs
beijão

Andrea disse...

Talma .
gostei do seu altar.Estou precisando de um canto aqui pra colocar meus"santinhos " tenho tantos que minha irmã fala pra eu escolher uns ,,rs mas gosto de todos ,,

Santinha disse...

Oi Amiga
Fico muito feliz em saber que te incentivei a montar um altar. Esse que está no blog da Casa e Jardim era transitório, como todos os que faço são. Dexo explicar: Tenho três casas para cuidar, além disso, um dos trabalhos que mais vendo são os relicários e montagem de altares, para todas as religiões, crenças ou filosofias. E uma coisa é comum a todos: NECESSITAMOS desses cantinhos mágicos para entrarmos em contato com a gente mesmo.
É por isso que são tão especiais. Neles colocamos coisas que nos remetam à paz e ao encantamento – Uma imagem significativa para você, uma pedra recolhida no meio do caminho, uma cor, um cheirinho... Cada um escolhe o seu.
O seu esta lindo, harmonioso e cheio de objetos significativos e especiais. Desejo que lhe traga muita paz.
Um beijo no seu coração

 
Related Posts with Thumbnails